Saiba como será o inverno de 2020

O  inverno iniciou no dia 20 de junho de 2020 às 18h44 e termina no dia 22 de setembro às 10h31 (horário de Brasília). A estação mais fria do ano será marcada pela variação de temperatura. Climatologicamente, o inverno é um período menos chuvoso das regiões Sudeste, Centro-Oeste e parte das regiões Norte e Nordeste do Brasil, enquanto que as maiores quantidades de precipitação concentram-se sobre o noroeste da Região Norte, leste do Nordeste e parte da Região Sul do Brasil - que há previsão de chuvas frequentes e pelo menos três ondas de frio intensas. 
 
Veja como será a estação em todo o Brasil, de acordo com o prognóstico do Instituto Nacional de Meteorologia – INMET.
 
Região Norte
 
Para a Região Norte, a previsão climática do INMET indica maior probabilidade que as chuvas ocorram próximas ou acima da média climatológica sobre o norte da região e parte leste do Amazonas. Nas demais áreas, existe uma tendência das chuvas ficarem abaixo da média, principalmente no sul da região amazônica, onde normalmente chove abaixo de 300 mm nos meses de julho a setembro.
 
A temperatura média do ar nos próximos meses deve permanecer acima da média, principalmente na divisa entre os estados do Pará e Tocantins . Ressalta-se que as condições de falta de chuvas, alta temperatura e baixa umidade relativa do ar, favorecem a incidência de queimadas e incêndios florestais, muito comuns  na metade do inverno e início da primavera. Por outro lado, isto não descarta a ocorrência de eventuais episódios de friagens no sul desta região, devido à passagem de massas de ar frio mais continentais.
 
Região Nordeste
 
A previsão do modelo estatístico do INMET para a Região Nordeste indica o predomínio de áreas com maior probabilidade de chuvas próximas ou acima da climatologia durante esta estação, principalmente na costa leste, onde o período chuvoso aproxima-se do seu final. Já na metade sul do Maranhão, oeste da Bahia, do Rio Grande do Norte e da Paraíba, assim como no nordeste cearense, as chuvas permanecerão ligeiramente abaixo da climatologia. Ressalta-se que, no interior nordestino tem-se o início do período seco nos próximos meses.
 
Em relação a temperatura, a previsão indica que este inverno haverá o predomínio de temperaturas acima da média sobre o Maranhão, Piauí, oeste da Bahia e parte do Ceará. Nas demais áreas as temperaturas devem ser próximas à média ou ligeiramente abaixo, principalmente em áreas onde a previsão indica chuvas acima da média.
 
Região Centro-Oeste
 
Na Região Centro-Oeste, o período seco já teve início e a tendência é de haver diminuição da umidade relativa do ar nos próximos meses, com valores diários que podem ficar abaixo de 30% e picos mínimos abaixo de 20%. Desta forma, a previsão para o inverno indica alta probabilidade das chuvas ocorrerem dentro a ligeiramente abaixo da faixa climatológica em grande parte da região, exceto no centrossul do Mato Grosso do Sul, onde as chuvas deverão ser acima da média.
 
As temperaturas deverão permanecer acima da média, devido a permanência de massas de ar seco e quente, principalmente nos meses de agosto e setembro, favorecendo a ocorrência de queimadas e incêndios florestais. Em algumas localidades do leste do Mato Grosso do Sul, as temperaturas poderão ser ligeiramente abaixo de seus valores climatológicos, devido à passagem de algumas massas de ar frio mais continentais.
 
Região Sudeste
 
Assim como na Região Centro-Oeste, o trimestre de junho a agosto corresponde ao período mais seco da região, especialmente no norte de Minas Gerais. Deste modo, a previsão do INMET para o inverno na Região Sudeste indica que as chuvas devem permanecer próximas ou ligeiramente abaixo da média, exceto sobre o litoral do Rio de Janeiro, sul e extremo oeste de São Paulo, onde as chuvas devem ser ligeiramente acima da climatologia.
 
No caso das temperaturas, elas devem permanecer acima da média em grande parte da região, com exceção do norte de Minas Gerais e no Espírito Santo, onde as temperaturas podem ser próximas ou ligeiramente abaixo de seus valores climatológicos.
 
Região Sul
 
O prognóstico do INMET para os meses de inverno, indica o predomínio de chuvas acima da média em grande parte da Região Sul (Figura 3a). Em algumas áreas localizadas sobre o oeste do Paraná, extremo sul de Santa Catarina e parte central do Rio Grande do Sul, a tendência é de que ocorram chuvas abaixo da média. A maior frequência das frentes frias contribuirá para maiores variações nas temperaturas ao longo deste trimestre, com a previsão de temperaturas médias próximas à climatologia em grande parte da Região Sul. A incursão de massas de ar de origem polar pode provocar declínio nas temperaturas possibilitando a ocorrência de geadas em localidades de maior altitude. Já no norte do Paraná e extremo sul do Rio Grande do Sul, a previsão indica temperaturas acima da média.
 
Fonte: Agrolink
VEJA TAMBÉM