Manejo integrado é solução para controle de Ferrugem

 A ferrugem-asiática surgiu no Brasil em 2001 e desde então a doença que atinge a cultura da soja em diversas regiões chama atenção de profissionais do campo devido à grande reincidência anual e às perdas causadas. Segundo o Consórcio Antiferrugem, na safra 2018/2019, o estado do Rio Grande do Sul registrou 127 casos da doença. Até agora, em 2020, já são 64 ocorrências no país. O instituto estima que no Brasil o prejuízo médio anual é de US$ 2,8 bilhões por safra.

Há também outros problemas que comprometem a lavoura da soja, como as Doenças de Final de Ciclo (DFC), sendo que as principais são a Mancha-parda (Septoria glycines) e Cercospora (Cercospora kikuchi) que são doenças causadas por fungos. “O manejo de proteção é fundamental nesta época do ano. Sem a medida, as perdas na safra podem alcançar 90% da produção”, explica João Vicente Esberci, Gerente Comercial da Ourofino Agrociência.

Uma das principais armas para evitar o quadro, segundo o especialista, é realizar o controle químico da lavoura com fungicidas protetores.

Fonte: Agrolink

VEJA TAMBÉM